Você é Daqueles que Comemoram as Vendas? Pode Parar: Esse Comportamento Está Ultrapassado.

Você é Daqueles que Comemoram as Vendas? Pode Parar: Esse Comportamento Está Ultrapassado.

Sem dúvida, comemorar vendas é importante. Mas fazer com que isso seja o principal motivo de comemoração na empresa é um erro tremendo.

O certo é dar mais foco em comemorar quando o cliente paga !!!

Nesta entrevista que dei para o programa Negócios & Soluções, falo sobre 2 pontos fundamentais na vida de qualquer empresário:

Comemorar recebimento é muito mais importante do que comemorar vendas.

Administrar a empresa pelo fluxo de caixa é condição de sobrevivência para o empresário.

Assista ao vídeo abaixo e me diga se você concorda comigo.

Eu estou cansado de ver empresas quebrarem por “falta de dinheiro para capital de giro”.

Entretanto, analisando com mais cuidado as verdadeiras razões da empresa ter entrado em dificuldade e, eventualmente, quebrado é fácil notar que o problema não foi a falta do capital de giro. Notadamente, o problema está na falta de recebimento das vendas, que tem 2 razões principais:

Inadimplência.

Tempo de Recebimento que se traduz pelo desencaixe entre o momento do pagamento da mercadoria e o recebimento da venda.

A Inadimplência é um fator importantíssimo para você evitar a todo custo se quiser ter saúde financeira. Afinal, vender e não receber é o mesmo que doar.

E se você é daqueles, como eu, que precisa do dinheiro da venda para pagar as contas, então você tem que fazer vendas sadias, ou seja, entregue o produto com uma mão e receba o dinheiro com a outra.

Um possibilidade de vender para receber depois é por cartão de crédito. Desta forma, você transfere para o Banco ou para a Operadora do Cartão todo o risco do negócio. E mesmo que você tenha que deixar uma boa parcela do seu lucro na mesa, é melhor do que arriscar não receber nada.

Em relação ao Capital de Giro é fundamental compreender que ele é uma medida de tempo e não uma medida financeira. Isso significa que a conta que importa é a diferença entre a data que você paga pela mercadoria que você vai vender e a data que você recebe o dinheiro da venda que você fez.

É impressionante o número de empresários que não se preocupam com essa questão. Muitos deles compram à vista, demoram 30 dias para começar as vendas e parcelam em 10 vezes a venda.

Neste caso, quanto mais você vender, com menos dinheiro você fica!

Portanto, cuide da gestão do Fluxo de Caixa que você vai se dar bem.

E pare de comemorar as vendas e passe a comemorar o recebimento !!!

Um grande abraço,

Fabio

Posts Relacionados