Está pensando em criar uma marca e pensou “por onde eu começo para ter a minha própria marca de cosméticos”? A indústria da beleza e estética está em franco crescimento no Brasil. Por isso, se você quer investir neste mercado, esse material pode ajudá-lo muito. Neste artigo, veja como funciona esse processo e entenda por onde começar para ter sucesso em sua nova jornada.
Antes de tudo, parabéns pela iniciativa. A ideia de criar a própria marca é ótima, por conta do cenário atual do setor. A chance de dar certo é grande, sobretudo se você seguir alguns parâmetros e contar com parceiros de confiança.
O Brasil possui um dos maiores mercados de beleza e estética do mundo. Em 2020, a Revista Forbes divulgou que, nesse ramo, o nosso país ficava atrás apenas dos EUA, China e Japão. Em 2021, mesmo com a pandemia, subimos uma posição, ultrapassando o Japão. Esses últimos dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Assim, se você quer ter a própria marca de cosméticos, continue lendo este texto e veja por onde começar.
Faça uma análise de mercado e tendências
Antes de criar a própria marca de cosméticos, é preciso conhecer as tendências do mercado. Elas podem mudar muito rapidamente. Assim, se manter atualizado é essencial. Isso também ajudará você a amadurecer a ideia é definir em qual segmento pretende investir.
A análise de mercado engloba várias etapas e esse é um trabalho que exige dedicação. Veja o que é preciso levar em conta para levar a ideia adiante:
Identifique e pesquise sobre outras marcas que estão se destacando no mercado;
Desenvolva um planejamento do seu projeto. Se precisar de ajuda para fazer isso, busque auxílio com profissionais expert no assunto, que vão te ajudar a ter sucesso;
Faça um levantamento e analise o que os seus concorrentes estão fazendo;
Analise o mercado na sua região e defina qual será sua área de atuação (em termos territoriais);
Além disso, faça uma pesquisa das tendências e veja quais produtos estão sendo mais exigidos neste ramo;
Consulte pesquisas para saber como o seu público compra o que você deseja vender.
Por fim, veja quais as novidades em nível mundial, pois você quer ser inovador (a) certo?
Se especialize para entender o setor em prol de sua marca de cosméticos
O ideal é você possuir cursos e especializações nessa área. Além de ajudar a entender o setor, os cursos lhe darão autoridade para criar uma marca. E o fato influenciará no impacto que ela causará nas pessoas.
Dessa forma, é interessante apostar em um curso com especialistas, cosmetologia ou cursos de estética em geral. O cosmetólogo estuda as aplicações e efeitos destes produtos no corpo. Assim, conhecer a eficácia das matérias-primas é importante para você que deseja criar a própria marca de cosméticos.
Esses cursos estão disponíveis em todo o Brasil, de forma online e presencial. Então, reserve tempo e dinheiro para buscar esse tipo de especialização.
Defina os produtos com que deseja trabalhar
Você realizou a análise de mercado e possui algum curso na área, já pode definir com quais produtos deseja trabalhar. Hoje, o mercado de cosméticos é muito amplo. Os produtos veganos, por exemplo, estão em alta.
Assim, conhecendo o mercado, identifique o que está em falta e com quais produtos sua empresa obterá os melhores resultados. Afinal, sua marca vai focar em cosméticos naturais ou orgânicos? Você vai apostar, inicialmente, em itens mais simples ou já vai investir em itens mais complexos? Como será a fórmula dos produtos? Tudo isso precisa ser pensado e colocado no papel.
Contate uma fábrica com credibilidade para sua marca de cosméticos
Este é, talvez, um dos passos mais importantes do seu projeto: encontrar uma fábrica de confiança e com boa credibilidade no mercado. Com todos os detalhes do projeto definidos, profissionais especializados poderão auxiliá-lo mais rapidamente. Por isso, é importante seguir as dicas anteriores antes de contratar uma fábrica de terceirização de cosméticos.
Dessa forma, ao entrar em contato com essa empresa de cosméticos, tenha em mãos perguntas úteis de acordo com seu projeto. Diante disso, veja se a empresa pode atender os seus anseios em relação à marca que será criada. Nesse caso, a Florus pode te ajudar, por ser uma fábrica de cosméticos que acompanha e apoia o empreendedor em todas as etapas de desenvolvimento do projeto.
Informe-se sobre questões legais
As questões legais são muito importantes nesse momento. Antes de iniciar a venda dos seus cosméticos, você precisa criar uma empresa. Assim, defina o tipo de negócio que irá abrir, a atividade, o regime jurídico, entre outros detalhes. Para isso, procure uma consultoria, se necessário.
Também é fundamental conhecer todas as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em relação aos cosméticos. A ANVISA disponibiliza em seu site tudo o que você precisa saber sobre a fabricação e comercialização de cosméticos. O site oferece informações sobre:
Nomenclatura de ingredientes;
Cosmetovigilância;
Cosméticos isentos de registro;
Registro de cosméticos;
Entre outros.
Claro que uma fábrica de confiança faz todo o processo de regularização na ANVISA, pois possui uma equipe técnica para isso. Mesmo assim, é interessante se inteirar sobre o assunto.
Elabore um plano de marketing para ter a própria marca de cosméticos
Por fim, o último passo para criar a própria marca de cosméticos é definir uma estratégia relevante de marketing. Isso inclui conhecer seu público-alvo e criar a identidade da sua marca, produto, rótulo, estratégias de vendas, etc. Reflita sobre o seguinte questionamento: qual será o diferencial da minha marca de cosméticos e como vou apresentá-la ao meu potencial público comprador?
O plano de negócios e marketing deve ser elaborado com os dados obtidos no início do processo, na análise de mercado e tendências. Nesse caso, você pode contar com a ajuda de um especialista em marketing, para acelerar esse processo. E, uma última dica: foque nas vendas pela internet, pois elas estão em alta. Para isso, invista na divulgação pelas redes sociais, criação de um e-commerce e, claro, imagens de qualidade e descrição fiel ao produto.