Para pensar em um projeto de marca própria de cosméticos, é essencial conhecer quais as etapas de terceirização de cosméticos. Isso vai possibilitar um melhor desempenho da marca e sucesso do negócio. Neste sentido, o setor de saúde e beleza está em crescimento aqui no Brasil e a terceirização pode ser o melhor caminho para você seguir.
E, quando olhamos o mercado de forma geral, percebemos como ele está evoluindo, e não apenas nos grandes centros. Exemplos disso não faltam. Essa reportagem, por exemplo, mostra que o setor de saúde e beleza cresceu 15% em Rio Preto, importante cidade paulista.
Já o Portal Uol destaca que as franquias de beleza, saúde e bem-estar estão entre as que mais crescem no Nordeste. Em Pernambuco, por exemplo, esse setor é responsável por mais de 32% do faturamento de todo o Estado.
Isso não é pouca coisa e, ao mesmo tempo, as exigências desse mercado só aumentam. Assim sendo, para colocar um projeto em prática, você precisa saber todas as etapas para adquirir ótimos cosméticos de fábrica.
Então, a seguir veja as fases desse processo e a importância em contar com uma fábrica de cosméticos confiável.
Acima de tudo, busque especialização ao trabalhar com terceirização de cosméticos
A primeira etapa para a terceirização de cosméticos é você conhecer bem o mercado. Assim, é preciso investir em qualificação. Sabe por que isso é super importante? Porque o conhecimento sobre o tema vai te ajudar muito na elaboração do projeto.
Então, você pode começar fazendo o curso Plano de Negócios Vencedor para Marca de Cosmético. Esse curso foi desenvolvido justamente para quem quer lançar a própria marca de cosméticos.
Pensando nisso, para apresentar um projeto consistente e viável à fábrica de cosméticos, quanto mais você entender do assunto, melhor.
Quando falamos em conhecimento sobre o tema, também estamos falando na questão financeira. Por exemplo, você precisa saber o quanto pode investir e a partir de quanto tempo começará a ter um retorno desse valor. Veja algumas dicas para você buscar essa qualificação:
Invista em cursos sobre a área de cosméticos. No site do Fábio Sacheto você tem acesso a vários cursos, inclusive conteúdos gratuitos;
Reserve um tempo para participar de eventos presenciais sobre cosméticos;
Procure por conteúdos relevantes na internet. Aqui no canal do Fábio Sacheto você pode assistir inúmeros vídeos sobre o ramo dos cosméticos;
Se conecte e mantenha contato com outros empreendedores da área;
Por fim, procure por dicas oferecidas pela própria fábrica de cosméticos. No canal da Florus você se mantém atualizado sobre a área e ainda conhece mais sobre a empresa.
Dessa forma, colocando tudo isso em prática, você tem a certeza de que os cosméticos de fábrica terão a identidade da sua marca. E, com isso, todos saem ganhando: o empreendedor, a fábrica de cosméticos e o cliente!
Qual o próximo passo para a terceirização de cosméticos?
Com o conhecimento pleno sobre o tema, o seu projeto vai fluir melhor e você saberá exatamente o que quer. Neste sentido, como exemplo, um empreendedor deve conhecer as tendências e exigências do mercado.
Atualmente, estão muito em alta os cosméticos sustentáveis e o consumo consciente. Empresas do ramo estão faturando milhões com produtos naturais e embalagens sustentáveis. Assim, essa percepção vai fazer a diferença na hora de escolher os produtos que serão fabricados.
Dessa forma, a etapa seguinte para a terceirização de cosméticos envolve a escolha do produto, incluindo:
Seleção de quais tipos de produtos farão parte do seu projeto (você terá um nicho específico? Qual será o foco da sua marca?)
Definição do orçamento e aprovação do mesmo pelo cliente;
Envio e aprovação da amostra que será fornecida pela fábrica de cosméticos.
A partir daí, o projeto já estará em fase de execução e os cosméticos de fábrica da sua marca começarão a ganhar forma.
Pensando no pré-lançamento, projeto e pós-lançamento
O processo de terceirização de cosméticos exige atenção principalmente ao projeto, mas também ao pré-lançamento e pós-lançamento dos produtos. Dessa forma, veja o pontos principais a serem levados em consideração:
Pré-lançamento: envolve todas as questões burocráticas e de planejamento da marca. Por exemplo, sua marca já tem registro no INPI? É importante contratar um advogado para deixar tudo regularizado. Ainda em relação a isso, inicie um planejamento de marketing, especificando as formas como irá vender (redes sociais, quais?) e equipe para isso (se for o caso). Tudo gira em torno de um detalhado planejamento. Na questão financeira, também contrate um contador se sua confiança.
Projeto: ao contratar uma fábrica de cosméticos, quanto mais detalhado estiver o seu projeto, melhor para todos. Assim, defina com quais produtos irá trabalhar (como já citamos anteriormente), tipos de embalagens (vamos falar mais a seguir), amostras, tudo pensando no seu público específico;
Pós-lançamento: envolve todas as questões de vendas e atendimento. Você contará com uma equipe para isso? Quais serão os canais de atendimento ao cliente? Você fará um evento especial para o lançamento do produto?
Aqui neste vídeo, o Fábio Sacheto fala sobre o primeiro passo para você lançar a própria marca de cosméticos.
Embalagens: um ponto essencial para a sua marca de cosméticos
A escolha das embalagens é muito importante para o seu projeto. Ela faz parte da identidade visual da marca. E embalagem “fala” com o cliente e precisa ser pensada nos seus mínimos detalhes.
Além disso, a embalagem também é importante para o produto. Assim, de acordo com o tipo de cosmético, é necessário escolher o melhor tipo de embalagem. Afinal de contas, ela será de vidro, alumínio, plástico? A fábrica de cosméticos pode te ajudar nessa escolha, por meio de uma equipe especializada.
A escolha da embalagem envolve outros processos, como definição de tudo o que estará escrito nela, revisão, aprovação e só depois a impressão da embalagem.
Última grande etapa: criação de seu produto com uma fábrica de cosméticos de confiança
A última etapa para você ter cosméticos de fábrica de qualidade envolve todo o processo de produção dos produtos. Isso inclui a compra da matéria-prima, fabricação e envio dos cosméticos para o cliente.
O atendimento pós-venda, como chamamos, também é importante, pois uma fábrica de cosméticos de confiança precisa oferecer todo o suporte ao cliente. Uma empresa comprometida também vai deixar em ordem todas as questões burocráticas, como a regularização dos produtos na Anvisa.
E é por isso que a Florus pode fazer uma ótima parceria com você, empreendedor da área de cosméticos. Somos a melhor fábrica de terceirização de cosméticos do Brasil e, desde 2002, já lançamos centenas de marcas e produtos.
Confira alguns dos nossos clientes e entre em contato com nossa equipe. Queremos te ajudar em todas as etapas do seu projeto, inclusive com questões mais técnicas, que também são fundamentais.