O que você precisa para empreender no mercado de cosméticos?

A possibilidade do mercado de cosméticos é imensa. Além disso, o brasileiro é empreendedor. Mesmo na crise, encontramos soluções para nos reinventarmos. Dessa forma, empreender no mercado de cosméticos pode ser extremamente lucrativo e vantajoso para você. E hoje vamos dizer o que você precisa para desenvolver a sua própria marca de cosméticos.

Em 2020, por exemplo, em meio à pandemia, o nosso país registrou um aumento de 8,4% no número de microempreendedores. Um recorde, que resultou em mais de 2,5 milhões de novas empresas registradas. Na área dos cosméticos, também registramos crescimento. Assim, estamos hoje entre os 4 maiores consumidores desse tipo de produto no mundo.

Por isso, se você tem o desejo de criar sua própria marca de cosméticos, preparamos algumas dicas importantes. Saiba do que você precisa para empreender nesse mercado e onde fabricar cosméticos de qualidade.

Veja o que é preciso para empreender no mercado de cosméticos

Empreender é uma palavra muito complexa. Ela não significa apenas colocar uma ideia em prática, mas se preparar para isso. E claro, levando em conta todos os obstáculos que aparecerão pelo caminho.

Assim, é preciso alimentar seu espírito empreendedor. E como se faz isso? Não desviando do foco. Ou seja, se você está disposto a investir em uma marca de cosméticos, mantenha total atenção para esse tipo de indústria. Dedique tempo e dinheiro (vamos falar mais sobre isso adiante) para se tornar um especialista no assunto. Nesse sentido, você pode iniciar esse processo agora, por meio do canal do Fábio Sacheto.

Tudo isso fará com que você entenda a dinâmica do mercado. Portanto, não se apresse e coloque a ideia em ação apenas quando estiver seguro do projeto. Faça um levantamento de números, tendências, novidades e empecilhos que podem surgir ao longo do processo.

A partir daí, comece a colocar tudo isso no papel, com o objetivo de elaborar uma marca com diferenciais. Também use esses dados para criar a persona da sua empresa, ou seja, o perfil dos seus clientes. Afinal de contas, a confiança surge apenas quando entendemos perfeitamente o tema abordado.

Pés no chão com as finanças de sua marca de cosméticos

Ter espírito empreendedor e não dar atenção ao dinheiro é um erro grotesco e levará ao fracasso da sua marca de cosméticos. Por isso, muita atenção no momento de fazer um planejamento financeiro. Leve em consideração os seguintes pontos:

Quanto dinheiro estou disposta (o) a investir e quanto tenho disponível atualmente?

Além do investimento inicial, de quanto eu vou precisar para manter o negócio nos primeiros meses?

Haverá a necessidade de um empréstimo?

Quais problemas podem surgir no caminho e que farão eu gastar mais?

Quanto dinheiro eu terei de reserva, para caso algo dê errado?

Qual será o tamanho e a abrangência da minha marca?

O quanto eu pretendo arrecadar nos primeiros 6 meses de atividade?

Esses são alguns exemplos de questionamentos que você precisa fazer é registrar tudo em uma planilha. Sempre mantenha os pés no chão quando o assunto é dinheiro. Não faça projeções muito otimistas e nem muito negativas. Mantenha um equilíbrio e leve em conta o cenário atual do mercado de cosméticos. Questões como economia, cotação do dólar, pandemia, entre outros, fazem toda a diferença.

Elaboração de um projeto viável para empreender no mercado de cosméticos

Conhecendo o mercado e tendo um bom planejamento financeiro, você já pode pensar no seu projeto em si. Percebeu que, antes de tirar o projeto do papel, é essencial se preparar para isso?

Pois bem, nessa parte do processo, você já deve ter definido o seu público-alvo. Dessa forma, agora a criatividade está liberada. Pense em como sua marca pode se destacar em um mercado que é tão disputado e se precisar de ajuda, converse com quem entende do assunto.

Afinal, quais serão os diferenciais dela? Para responder essa pergunta, trabalhe visando o seu nicho específico. Se você tentar agradar a todos e atingir todo o mercado, sua marca não terá identidade. Então, veja algumas boas ideias para você refletir:

A sustentabilidade está em alta, então aposte em embalagens e refis sustentáveis;

A cada ano a procura por cosméticos naturais e sem toxinas aumenta;

Além disso, cosméticos veganos também são muito procurados;

Assim, lembre-se que existem milhares de pessoas que necessitam de cosméticos especiais, por conta de problemas de pele, algumas doenças, etc.

Contrate uma empresa de terceirização de cosméticos

Para empreender no mercado de cosméticos, é essencial pesquisar e conhecer várias fábricas de terceirização de cosméticos. Uma empresa desse ramo não vai “apenas” fabricar seu produto, mas te dar todo o auxílio necessário para o sucesso da marca.

Pensando nisso, faça um levantamento e consulte as principais fábricas de cosméticos do Brasil. A Florus, por exemplo, é referência na área de terceirização de cosméticos. Entendemos a importância do ramo e, por isso, apostamos na transparência aliada com a qualidade de todos os produtos fabricados.

Uma fábrica de cosméticos responsável preza pelo cumprimento dos prazos e oferece toda a assistência ao cliente, incluindo questões burocráticas. Além do mais, avalie a credibilidade da empresa no ramo, conversando com pessoas ligadas à área e analisando a satisfação dos clientes.

Planeje as estratégias de marketing da sua marca

Empreender também envolve elaborar boas estratégias de marketing. Por isso essa é nossa última dica. Com tudo pronto, é primordial ter estratégias bem definidas na jornada de lançamento da sua marca de cosméticos. O velho hábito de “trocar o pneu com o carro andando” não funciona para empreendedores que desejam sucesso.

Assim, elabore estratégias que vão de encontro com a linguagem e expectativas do seu público-alvo. Para isso, se necessário, contrate uma equipe especializada no assunto e tenha sempre a mente aberta à novas possibilidades. Por fim, se você quiser saber mais sobre a área dos cosméticos para poder elaborar um bom projeto, acesse o canal do FabIo Sacheto e tire as suas dúvidas.

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