Hoje vamos mostrar 6 dicas para divulgar a sua marca de cosméticos e vender mais. Afinal de contas, você sabia que o Brasil se manteve entre os quatro maiores mercados de beleza do mundo? Pois é, neste sentido, os cosméticos estão entre os produtos mais vendidos online aqui no país. Nos últimos meses, as vendas no mercado online, ou e-commerce, cresceram de forma considerável por aqui.
Assim, a área de cosméticos contribui para esse ótimo desempenho, crescendo em torno de 7% em vendas online. Por isso, adotar as práticas corretas é fundamental para que esse crescimento seja mantido. Então, que tal continuar neste post para saber de dicas de ouro para divulgar a sua marca e vender mais?
Antes de mais nada, essas dicas serão úteis tanto para quem está começando nesse setor, quanto para quem já tem experiência na área de cosméticos e beleza. Dessa forma, é possível vender mais adotando medidas que não são tão complexas. A Florus, melhor fábrica de cosméticos do Brasil, torce pelo seu sucesso e quer te ajudar a crescer.
Divulgue bem a sua marca de cosméticos e venda mais ainda em 2022
Neste sentido, saiba que a maré está boa para a área de cosméticos. E esse é o momento ideal para você expandir seu negócio. Segundo levantamento da Catho, reconhecida plataforma de empregos, o setor de cosméticos foi o que mais contratou no segundo semestre de 2021. Inclusive, esses números foram destaque no Brazil Beauty News, site onde você encontra notícias sobre a indústria de cosméticos.
E, claro, isso é reflexo do aumento das vendas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor fechou o ano com um aumento de 16,2% na balança comercial. Isso comparado a 2020, que também foi um ano de crescimento na área de cosméticos e higiene pessoal. O Portal Valor Econômico traz uma reportagem muito útil sobre esse crescimento significativo do setor.
Dessa forma, comece hoje mesmo a se especializar na área para fazer o seu empreendimento crescer no mercado. Dado esses recados, vamos às dicas para você divulgar sua marca de cosméticos.
Utilize o mundo digital a seu favor: focos nas redes sociais
Vender pela internet é muito mais do que disponibilizar seus produtos em sites parceiros. Pensando nisso, as redes sociais são grandes aliadas e utilizá-las é uma das principais dicas para divulgar sua marca de cosméticos.
Assim, elabore estratégias para cada tipo de rede social, já que cada uma possui uma dinâmica própria. E, quando falamos em marca de cosméticos, dê uma atenção especial para essas redes:
TikTok;
Instagram;
Facebook;
YouTube;
Twitter;
WhatsApp.
Mas, afinal, qual a melhor rede social para vender mais? Tanto para redes sociais quanto outros canais de vendas, a melhor é aquela onde seu potencial público comprador está. Dessa forma, contrate uma agência ou especialista em marketing para te ajudar com o planejamento e estruturação da presença digital da sua marca. Aqui neste vídeo o Fábio Sacheto fala mais sobre o assunto.
Invista em parcerias locais e no marketing boca a boca
Hoje em dia os influencers estão em alta. Por isso, investir em parcerias e publicidade paga são ótimas estratégias.. Falamos no início deste artigo que o faturamento do setor de cosméticos cresceu bastante em 2021. E isso, em parte, graças aos influenciadores digitais, que apostaram no desenvolvimento da sua própria marca de cosméticos.
Um exemplo bem interessante é a marca Boca Rosa, da ex-BBB Bianca Andrade. A marca de cosméticos dela já faturou mais de 120 milhões. Assim, ela aproveitou sua popularidade, principalmente após a participação no reality, para alavancar a marca. Bianca vem batendo recorde atrás de recordes, como recentemente, que venceu R$1 milhão em produtos para cabelo em 24 horas.
No entanto, há vários tipos de influenciadores. A dica é apostar em influenciadores locais. Ou seja, pessoas reconhecidas em determinada região ou cidade. Assim, sua marca atinge um público local que muitas vezes é deixado de lado. Nessa mesma vertente, o famoso marketing boca a boca também é válido.
Se os seus produtos apresentarem qualidade e um diferencial, essa divulgação ocorre naturalmente. E é por esse motivo que você precisa contratar uma fábrica de cosméticos de confiança.
Por fim, se sua marca já tem um certo nome no mercado, nada impede que você faça parcerias com influenciadores de maior alcance.
Atualize-se sobre o assunto: outra dica para divulgar a sua marca de cosméticos importante
Aqui nesta dica entram os cursos e especializações na área. O setor de cosméticos é muito volátil, ou seja, muda bastante conforme o passar do tempo. As tendências mudam a cada ano e você precisa estar atenta (o) a essas mudanças.
Dessa forma, sempre busque mais conhecimento sobre o assunto. Nunca esteja satisfeita (o) nesse âmbito. O Fábio Sacheto oferece um ótimo material gratuito no YouTube que pode te ajudar nesse processo. Além disso, ele também é autor de vários cursos na área.
Direcione o foco da marca para o seu público-alvo
Querer abraçar o mundo não dá certo. Então, divulgue a sua marca de cosméticos para um público pré-definido. O público-alvo é a alma de qualquer negócio. Neste sentido, pense nas seguintes questões:
Qual a faixa etária dos meus clientes?
Há predominância do sexo feminino ou masculino?
Os diferenciais da minha marca beneficiam que tipo de público?
Quais as ambições e expectativas dos meus clientes?
O que eu preciso fazer para impressionar essas pessoas?
Diante das dicas citadas até aqui, este vídeo também pode te ajudar a encontrar um rumo para aumentar suas vendas.
Coloque em prática um marketing de conteúdo
Chegamos talvez na principal dica para divulgar sua marca de cosméticos. Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Pois bem, ele consiste em atrair o público com conteúdos relevantes para ele. Isso quer dizer que você precisa investir em:
Automação de e-mails;
Materiais informativos, como E-books;
SEO no site ou e-commerce;
Conteúdos interativos;
Notícias e tendências da cosméticos;
Realidade virtual, aumentada;
Metaverso, entre outros.
E, para oferecer esse tipo de conteúdo, essa dica vai de encontro com as dicas anteriores, principalmente em relação ao conhecimento sobre a área. No site do Fábio Sacheto, ele disponibiliza vários materiais interessantes que com certeza te ajudarão.
Contrate uma fábrica de cosméticos de confiança
Essa é a última dica para divulgar a sua marca de cosméticos e ela é muito preciosa. Se você ainda não sabe onde fabricar cosméticos, a Florus pode ser sua parceira.
Uma fábrica de cosméticos de confiança é fundamental para você oferecer aos seus clientes um produto de qualidade. Assim, a melhor estratégia de marketing é colocar no mercado ótimos produtos e com preços justos.
Além do mais, a Florus te auxilia em todo o processo de criação da marca. Ou seja, ela é uma empresa completa para você que quer investir no setor de cosméticos. Por fim, a Florus tem um canal no YouTube que pode te ajudar no seu crescimento. Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar a tornar seu sonho realidade.