Porque você deve investir no Mercado de Cosméticos
O Brasil está em crise e isso é inegável: é só olhar ao redor para perceber que a situação não está para brincadeira.
Entretanto, eu frequentemente escuto as pessoas falando que crise só existe para quem quer ou que é na crise que estão as melhores oportunidades ou, ainda, a crise bate na porta de todos, mas só entra para quem abre as portas para ela.
Eu tenho que dizer que concordo com essas afirmações, embora eu recomendo cautela para quem vai investir, especialmente se for começar um negócio novo.
Tenho certeza de que todos já ouviram a expressão: O Mercado de Cosmético Não Tem Crise.
Se você pensa em empreender, seja por vocação ou por necessidade (está desempregado, não consegue se recolocar e precisa ganhar dinheiro logo) eu recomendo fortemente que você olhe com muito carinho para o Mercado de Cosméticos e Perfumaria.
Acho legal, inclusive, você ouvir a palavra de um dos maiores especialistas em Investimento do Brasil: Mauro Halfeld. Ele é colunista da CBN e deu uma excelente dica para quem pretende investir nesses tempos de crise.
Ouça o comentário pelo diretamente no site da CBN.
Eu faço minhas as palavras do Mauro Halfeld e ainda gostaria de incluir algumas dicas adicionais para quem pretende entrar neste maravilhoso e dinâmico mercado:
Só monte um negócio depois de pesquisar muito bem seu futuro parceiro de negócios:
Fale com o maior número de pessoas que puder e que já fizeram negócios e ainda estão fazendo negócios com ele.
Descubra como essas pessoas estão se sentindo em relação ao fornecedor e só vá adiante se você realmente se sentir confiante no suporte que ele vai dar para você.
Escolha um nicho específico: evite negócios confusos e cheio de opções, tanto para o distribuidor ou franqueado, quanto para o cliente.
Dê preferência a negócios com investimento baixo: use até 30% do total que você tem para investir.
Jamais, em circunstância nenhuma, invista mais que 30% do valor que você tem para investir.
Atenção: estou falando do valor que você tem para investir e não do que você tem guardado !!!
Cuidado com negócios que precisem de ponto comercial: geralmente eles tem custo mensal alto e, muitas vezes, você tem que pagar luvas para ficar com o ponto.
Na maioria absoluta das vezes que eu avaliei um ponto, ele não valia a metade do que o proprietário pedia.
E o pior: ele não gerava metade do dinheiro que o investidor precisava para pagar as contas.
Privilegie negócios que não precisem de funcionários, ou que precisem de poucos funcionários.
Quando se trata de funcionários, menos é mais. Especialmente, se você não tiver experiência em gestão de equipe ou na contratação de pessoas.
Atenção especial para Shopping: ELES NÃO FECHAM !!!
Prefira negócios de aprendizado rápido, com produtos de uso diário, rotineiro e sem muitos “apelos” de marketing.
Normalmente, produtos que prometem muito, entregam pouco.
Só trabalhe com produtos de giro rápido: estoque só é bom na casa do cliente!!!
Antes de começar, compre alguns produtos e faça o teste do uso e da venda:
Veja se você gosta e se você pagaria o valor pedido pelo produto.
Mostre para várias outras pessoas e se certifique de que elas também gostaram e pagariam o valor do produto.
Tenha muita atenção e cuidado ao investir.
O Mercado de Cosméticos é maravilhoso, dinâmico, comprador, sem crise e cheio de Oportunidades.
Mas, infelizmente, ele também é cheio de oportunistas.
Por isso mesmo, você deve ter muita atenção para não cair na rede de algum vigarista.
Só invista quando você se certificar de que o seu futuro parceiro é realmente um parceiro.
E para descobrir quem é parceiro de verdade, veja o post “3 Perguntas Matadoras para Descobrir um Parceiro de Verdade”
Mas cuidado para não gastar tempo de mais planejando: o feito é melhor que o perfeito e as contas chegam religiosamente na data certa.
Um grande abraço,
Fabio