Marketing Olfativo – Quer divulgar seu negócio, aumentar suas vendas, ampliar seu faturamento e ser lembrado pelo cliente?
Nesta matéria, eu vou mostrar para você, de forma bastante simples e prática, os fundamentos e a importância do marketing olfativo e como você pode usar esta incrível ferramenta de marketing e divulgação para alavancar seus negócios, aumentar seu faturamento e, principalmente, ser lembrado pelos seus clientes.
Para facilitar o entendimento deste assunto, dividi esta apresentação em 3 partes:
Como funciona o sentido do olfato e como ele influencia a memória.
Exemplos de empresas e produtos que exploram, de maneira profissional, o poder do olfato.
Diretrizes para ajudar você a escolher uma fragrância adequada para ser a Identidade Olfativa da Sua Empresa.
Vale a pensa ressaltar que a Florus tem apoio de perfumistas dos principais fabricantes internacionais de fragrâncias para ajudar você a encontrar uma fragrância marcante e exclusiva para marcar definitivamente seu espaço na cabeça dos seus clientes.
Antes de mais nada, é fundamental compreender que o “Marketing Olfativo começa na casa do cliente” !!! E não na sua empresa ou no seu escritório, como a maioria das pessoas pensam.
Essa afirmação faz sentido, porque adianta muito pouco alguém adorar o cheiro da sua empresa se ela não puder levar essa sensação para casa e lembrar de você exatamente quando não está com você.
Antes de saber como funciona o marketing olfativo é necessário compreender como a memória é estimulada pelo olfato e pelos cheiros.
Nós temos 5 sentidos:
Tato
Paladar
Visão
Audição
Olfato
Dentre todos os sentidos, é justamente o olfato o sentido mais ligado às emoções e à memória, porque o olfato está conectado diretamente no sistema límbico do cérebro e, além disso, o olfato é o responsável para que o paladar possa distinguir os sabores daquilo que você põe na boca.
É fácil notar a conexão do olfato ao paladar de várias maneiras e uma delas é que quando nós estamos gripados, parece que a comida fica sem sabor. Um outro exemplo é que quando sentimos um cheiro de comida gostosa, dá aquela sensação de água na boca.
Se você quiser fazer uma experiência prática para testar essa conexão do olfato com o paladar, eu sugiro que você pegue balas bem doces e com sabores diferentes e bem acentuados. Eu recomendo para você Mentos. Vá experimentando várias delas normalmente até você ter certeza do gosto de cada uma.
Daí, chupe as balas novamente, mas com o nariz tampado. Você irá perceber que dá para notar que as balas são doces e gostosas, mas não vai dar para saber qual a diferença entre elas. Pois é, na falta do olfato, você poderia estar comendo uma borracha doce sem perceber.
Mas, se você destampar o nariz… mágica!!!, o gosto volta !!!
Outra característica interessante do olfato é que ele é o sentido de resposta mais rápida, porque as mensagens olfativas vão diretamente do nariz para o córtex olfativo do cérebro, para processamento instantâneo da informação. E o córtex olfativo está ligado ao sistema límbico e com a amígdala, onde as emoções nascem e as memórias emotivas são registradas. É por isso que cheiros, sentimentos e memórias são tão próximas e conectadas.
METADE DO SABOR É CHEIRO.
As papilas gustativas da língua, que sentem o gosto das coisas, identificam apenas quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e salgado. A diferença entre um pudim de leite e um copo de vinho, por exemplo, é dada pelo cheiro de cada um.
Impressionante, não é?
Por isso que o olfato provoca os sentidos e a memória de maneiras absolutamente inexplicáveis.
Afinal de contas, quem nunca sentiu um cheiro de comida e salivou? Ou o cheiro de um bolo ou de pão sendo preparado e não foi remetido à infância? Ou o cheiro inconfundível de carro novo?
Em linhas gerais, esse é o funcionamento do olfato, o nosso sentido mais diretamente ligado à memória e às emoções.
Vamos ver agora, como Grandes Empresas usam o Marketing Olfativo para estimular negócios, aumentar o faturamento, ampliar a oferta de produtos e melhorar a experiência do cliente nas suas lojas.
O que essas empresas perceberam é que além do olfato ser o nosso sentido mais ligado à memória e às emoções, ele ainda tem 2 características muito especiais:
Ele é capaz de mexer com a imaginação de uma forma muito intensa.
Não dá para desligar o olfato. Afinal, não dá para ficar sem respirar.
Uma pesquisa muito interessante, da Universidade de Rockfeller (NY), mostrou que o seu humano retém:
35% dos odores que sente;
5% do que vê;
2 % do que ouve;
1 % do que tocam
Uma outra curiosidade é o que afirma Martin Lindstrom autor de “Construa poderosas marcas através do toque, cheiro, visão e som”. Ele diz que 75% de todas as emoções que geramos a cada dia, são dos cheiros que sentimos e não do que vemos.
NÃO EXISTE NADA MAIS FIEL QUE A MEMÓRIA OLFATIVA.
Vamos a alguns exemplos práticos:
O 1º deles, sem dúvida, é o “cheiro de carro novo”. Quem já comprou um carro zero pensando naquela sensação indescritível que é ser a primeira pessoa a entrar e dirigir um carro, sabe exatamente do que eu estou falando.
Em 2008, a Abercrombie passou a perfumar os corredores das lojas nos EUA e isso fez tanto sucesso que a empresa decidiu transformar essa essência em um produto que em 2 anos rendeu mais de US$ 250 milhões.
A Samsung fez uma experiência em 2010 em várias lojas conceitos no mundo e os consumidores que estiveram presentes nessas lojas passaram 30% mais tempo interagindo com os equipamentos e ainda por cima identificaram o aroma do ambiente como sofisticado e inovador.
E quem não conhece a Glade, da Johnson e Johnson? Eles fazem praticamente de tudo para perfumar o ambiente, casa, carros, escritório, banheiro. Não escapa nada. E agora, eles passaram a se direcionar para uma linha portátil e outra de enfeite.
E as oportunidades vão longe:
Lápis, Caneta, Borracha, Post-it;
Papel Higiênico, Absorvente, Bucha, Saco de lixo;
Sapato, Preservativo, Vela, Tinta, Água de Passar Roupa.
E tantos outros negócios, que se fosse só para descrever isso, daria para falar horas e horas.
E por que tudo isso?
Porque o cheiro mexe com os instintos mais primitivos do ser humano. É uma coisa visceral, incontrolável.
E o pessoal de marketing percebeu isso e uma quantidade imensa de marcas perfumam suas lojas ou usam produtos relacionados ao marketing olfativo.
Porém são raríssimas vezes de maneira correta, profissional e ordenada.
E daí vem a grande pergunta: como é possível aproveitar as oportunidades de negócio do marketing olfativo. E ainda, quais são realmente essas oportunidades.
Uma lembrança importante: o Marketing Olfativo começa na casa do cliente, quando ele está longe de você… mas tem alguma coisa para lembrar de você ou da sua empresa.
Eu divido as oportunidades do marketing olfativo, essencialmente, em 2 partes principais:
Criar um ambiente mais agradável para quem está visitando você, ou seja, fazer com que a sua loja ou escritório ofereça uma experiência intangível mais encantadora e prazerosa para o cliente.
Oferecer um produto, que pode ser vendido ou dado (como um presente), para que o seu cliente leve com ele um pedacinho da sua empresa.
Entretanto, isso só dá certo se a fragrância escolhida conseguir traduzir a filosofia e o ambiente do seu negócio. Assim, a fragrância necessariamente não é aquela que você ama, mas uma fragrância que o seu cliente goste e identifique a sua empresa naquela fragrância.
A maneira correta para escolher essa fragrância tão especial é com a ajuda de um perfumista.
E ainda que essa orientação tenha um custo, esse custo é pequeno diante do benefício que ele irá trazer para você. Especialmente, porque esse é um investimento que vai ser feito uma vez só.
Agora vou dar algumas indicações para você saber escolher uma fragrância adequada para traduzir as sensações corretas em quem está sentindo o cheiro dela.
O principal ponto da Identidade Olfativa é PRODUZIR SENSAÇÕES.
Despertar Desejos;
Reavivar Memórias;
Provocar os Sentidos;
Surpreender;
Estabelecer uma Relação Emocional;
Criar um Ambiente Memorável, Único, Diferente e Inesquecível.
Daí, um ambiente perfumado se transforma…
Vai do comum ao extraordinário.
Ele se torna aconchegante e convidativo,
Envolvente, sedutor;
E inexplicavelmente prazeroso.
Para criar uma Identidade Olfativa, é necessário levar em conta, pelo menos, 4 fatores:
Filosofia da marca
Arrojo, Inovação, Rebeldia, Tradição …
Layout da empresa
Simplicidade, Descoberta, Dinamismo, Cores do Mobiliário …
Ambiente
Rústico, Inovador, High Tech …
Público alvo
Homens ou Mulheres;
Crianças, Adolescentes, Adultos, Pessoas mais velhas …
Classe Social
Depois, defina o que você quer transmitir:
Sofisticação
Cuidado
Beleza
Carinho
Conforto
Equilíbrio
Energia
Descontração
Alegria
Refrescância
Tradição
É aí que entra a ajuda de um profissional de perfumaria, porque as famílias olfativas são inúmeras e cheiras de nuances, detalhes e realmente é necessário a vivência e experiência de um verdadeiro perfumista para selecionar as opções que conseguem traduzir tudo o que foi passado acima em um formato de fragrância.
O perfumista, depois de entender corretamente você, a sua empresa e os seus clientes vai encontrar uma fragrância, dentro de uma família olfativa, que será capaz de traduzir isso em forma de cheiro.
Note que eu falo em família olfativa e não em uma única fragrância.
Isso significa que mais que uma fragrância poderá transmitir o que você deseja passar para o cliente e, portanto, nesses casos não tem como estar errado. A grande sacada é descobrir como estar certo.
Vale a pena ressaltar que você pode muito bem encontrar uma fragrância para ser a sua Identidade Olfativa. Afinal, não existe nada mais preciso que a Intuição, quando se trata de Sentimentos e Sensações.
De qualquer maneira, se você precisar de ajuda, mande uma mensagem para mim que eu terei o máximo prazer de indicar uma perfumista para ajudar você a descobrir a fragrância ideal para a sua Identidade Olfativa.
Espero seus comentários e sugestões.
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Um grande abraço.
Fabio Sacheto
Alguns links interessantes:
Revista Super Interessante
Jornal Estadão
Ciência em Tudo
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